Bancos alteram prazo de 40 dias para pagar fatura
Algumas instituições não estão alertando previamente o cliente, segundo o Idec
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Os bancos brasileiros estão diminuindo o intervalo de 40 dias entre a melhor data de compra e o vencimento da fatura do cartão de crédito. A informação é do R7.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a prática não é ilegal, mas é necessário sempre informar aos clientes, o que não estaria acontecendo em algumas instituições financeiras.
"Vale ressaltar que muitos bancos apresentam essa condição nos contratos de adesão ao cartão de crédito e na publicidade dos cartões oferecidos. O que configura uma quebra de contrato com alteração unilateral ou ainda uma publicidade enganosa", adverte o Idec.
Segundo o instituto, o banco deve informar com antecedência o consumidor de que deixará de fornecer o prazo de 40 dias, para que o consumidor se programe para se adaptar às novas regras.
A orientação do Idec é que os consumidores fiquem atentos à movimentação dos bancos na melhor data para a compra com o uso do cartão de crédito. Em caso de mudança irregular, o instituto orienta buscar o Procon do estado.