'Esperamos que o Brasil tenha um papel de liderança'

Presidente da Guiana fala sobre expectativa sobe atuação brasileira na tensão com a Venezuela

Por Da Redação
Ás

'Esperamos que o Brasil tenha um papel de liderança'

Foto: FOTO: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura/ Divulgação

O presidente da Guiana, Irfaan Ali, afirmou que espera que o Brasil seja um líder na manutenção da paz na América do Sul. A declaração foi dada em entrevista à Globonews, nesta quarta-feira (6), três dias após o governo venezuelano fazer um referendo sobre a anexação de 2/3 do território guianês.

"Nós esperamos que o Brasil tenha um papel de liderança, um papel significativo em garantir que essa região se mantenha... O que a Guiana quer, a única ambição da Guiana é que essa região se mantenha uma região de paz e estabilidade, onde todos nós podemos coexistir em harmonia", diz o presidente da Guiana.

Ali diz ver apoio do Brasil à Guiana e classifica a resposta do governo brasileiro ao impasse como “muito madura” – no domingo (3), o presidente Lula (PT) disse esperar que ambos os lados tenham "bom senso". Além disso, ressaltou que a boa relação do Brasil com a Venezuela não é motivo para Guiana.

“O Brasil tem uma boa relação conosco também e nós esperamos que a Venezuela aja com princípio. Nós conversamos com o presidente Lula e com o ministro do exterior (Mauro Vieira) e os dois garantiram que a Venezuela estará do lado certo da lei”

O presidente da Guiana também disse que pretende conversar com Lula novamente nas próximas 24 horas, assim como outros líderes da região para uma reunião emergencial.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário