'Esperamos que o Brasil tenha um papel de liderança'
Presidente da Guiana fala sobre expectativa sobe atuação brasileira na tensão com a Venezuela
Foto: FOTO: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura/ Divulgação
O presidente da Guiana, Irfaan Ali, afirmou que espera que o Brasil seja um líder na manutenção da paz na América do Sul. A declaração foi dada em entrevista à Globonews, nesta quarta-feira (6), três dias após o governo venezuelano fazer um referendo sobre a anexação de 2/3 do território guianês.
"Nós esperamos que o Brasil tenha um papel de liderança, um papel significativo em garantir que essa região se mantenha... O que a Guiana quer, a única ambição da Guiana é que essa região se mantenha uma região de paz e estabilidade, onde todos nós podemos coexistir em harmonia", diz o presidente da Guiana.
Ali diz ver apoio do Brasil à Guiana e classifica a resposta do governo brasileiro ao impasse como “muito madura” – no domingo (3), o presidente Lula (PT) disse esperar que ambos os lados tenham "bom senso". Além disso, ressaltou que a boa relação do Brasil com a Venezuela não é motivo para Guiana.
“O Brasil tem uma boa relação conosco também e nós esperamos que a Venezuela aja com princípio. Nós conversamos com o presidente Lula e com o ministro do exterior (Mauro Vieira) e os dois garantiram que a Venezuela estará do lado certo da lei”
O presidente da Guiana também disse que pretende conversar com Lula novamente nas próximas 24 horas, assim como outros líderes da região para uma reunião emergencial.