"Espetáculo da democracia", diz Lula sobre manifestações contra PEC da Blindagem e projeto de anistia
Presidente classificou os atos realizados em todo o país como “espetáculo da democracia”

Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou nesta segunda-feira (22) em apoio às manifestações que ocorreram no domingo (21) contra a PEC da Blindagem e o projeto de anistia. Em publicação nas redes sociais, Lula afirmou que os atos simbolizam “o espetáculo da democracia” e ressaltou a participação popular.
As mobilizações, convocadas por movimentos majoritariamente de esquerda, reuniram manifestantes em todas as 27 capitais brasileiras. Entre os participantes, artistas também se somaram aos protestos, o que foi destacado pelo presidente em sua mensagem.
"Quero saudar todos os artistas que se uniram ontem a dezenas de milhares de pessoas nas ruas de todo o Brasil para defender a justiça e lutar contra a impunidade e a anistia. Isso nos traz a lembrança dos anos 70, durante a redemocratização, quando suas vozes se somaram à voz de uma população que clamava pela liberdade. E das Diretas Já, nos anos 80, quando entoaram ao lado do povo o grito pelo direito de votar para presidente", escreveu Lula.
O presidente também reforçou o caráter democrático das manifestações. "Essa é a maior de todas as artes: o espetáculo da democracia. Parabenizo também a cada brasileiro e cada brasileira que participou desta mobilização nas ruas e nas redes para defender um Brasil mais democrático e soberano", completou.
As declarações ocorrem em meio à repercussão negativa das votações na Câmara, que aprovaram a PEC da Blindagem e a urgência para análise do projeto de anistia. Ambas as medidas ainda dependem de apreciação no Senado.