Câmara deve votar isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil na próxima semana
Presidente da Casa, Hugo Motta, anuncia que proposta será levada ao plenário após manifestações no domingo (21)

Foto: Bruno Spada/Câmara
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou, nesta segunda-feira (22), que pretende colocar em votação, na próxima semana, o projeto de lei que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para trabalhadores com renda mensal de até R$ 5 mil. O anúncio ocorre um dia após manifestações nacionais contra medidas recentes aprovadas pelo Congresso e em defesa da proposta.
Durante participação no evento BTG Macro Day, em São Paulo, Motta disse que o tema será submetido ao plenário e que partidos poderão apresentar destaques e emendas. Ele ressaltou que a decisão final cabe ao conjunto dos deputados, mas defendeu que o debate seja feito considerando o impacto fiscal.
A proposta foi enviada pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva em 2023 e tem como relator o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O parecer de Lira já foi aprovado em comissão especial e prevê compensação da perda de arrecadação por meio da taxação de pessoas de maior renda.
No mesmo evento, Motta afirmou que o Congresso deve deixar de lado temas como a anistia aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro e a chamada PEC da Blindagem, pautas que, segundo ele, provocaram impasse nas últimas semanas.