Espetáculo "Viramundo", que homenageia Gilberto Gil, encerra turnê em Juazeiro
A obra celebra os 80 anos de vida de Gilberto Gil
Foto: Uendel Galter
Após passar por Camaçari, Porto Seguro e Itabuna, o espetáculo "Viramundo" do Balé Teatro Castro Alves (BTCA) chega à cidade de Juazeiro para encerrar a turnê. A apresentação está marcada para o dia 26 de agosto (sábado), às 19h, no recém-reaberto Centro de Cultura João Gilberto. A entrada é gratuita e será seguida por um bate-papo sobre o processo criativo da obra.
"Viramundo" foi criado em 2022 para celebrar os 80 anos de Gilberto Gil e tem recebido elogiosas temporadas, com ingressos esgotados e um interesse especial do público. A circulação é resultado da parceria entre o Teatro Castro Alves (TCA), a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e a Fundação Nacional de Artes (Funarte).
A direção e coreografia de "Viramundo" são assinadas por Duda Maia, e a música original é do maestro Ubiratan Marques. Todo o elenco do BTCA está em cena, trazendo à vida as danças inspiradas pela figura e produção de Gilberto Gil. A conexão entre passado e futuro, raízes e profecias, sertão e litoral, ecologias e tecnologias cria uma experiência rica em diversidade e atemporalidade.
A trilha sonora original, executada pela Orquestra Afrosinfônica sob a regência de Ubiratan Marques, foi criada com base nos movimentos de percepção da obra do homenageado. O maestro se baseou em três movimentos: o 1º movimento, Sertão; o 2º, Tropicália; e o 3º, Expresso 2222.
No elenco de intérpretes-criadores estão artistas como Adriana Bamberg, Agnaldo Fonsêca, Ângela Bandeira, Cristian Rebouças, entre outros.