Esportes

Esporte paralímpico brasileiro alcança a melhor campanha da história

Ano também foi de mundiais de natação e atletismo

Por Da Redação, Agências
Ás

Esporte paralímpico brasileiro alcança a melhor campanha da história

Foto: Divulgação/ Rodolfo Vilela

Para o esporte paralímpico brasileiro 2019 foi um ano considerado excepcional, com alcances de marcas como a melhor campanha em uma edição dos Jogos Parapan-americanos e a segunda posição no mundial de atletismo de Dubai (Emirados Árabes Unidos).

Oficialmente, os Jogos Parapan-americanos disputam desde 1999, e agora, tem o Brasil como dono da melhor campanha de todos os tempos com 308 medalhas, sendo 124 ouros, 99 pratas e 85 bronzes. Essa foi a quarta vez consecutiva que a delegação brasileira liderou o quadro de medalhas. 

Quase metade das conquistas brasileiras vieram das piscinas. A equipe de natação somou 127 medalhas, sendo 53 ouros. Há quatro anos em Toronto, o Brasil ganhou oito medalhas na modalidade.

Outra modalidade no qual o país teve uma ótima performance foi o Mundial de Atletismo Paralímpico no Dubai Club for People of Determination, em Dubai. Na competição, os atletas brasileiros garantiram a segunda posição no quadro geral de medalhas. Em Dubai, foram conquistadas 39 medalhas, sendo 14 ouros, nove pratas e 16 bronzes.

A grande competição na qual os atletas brasileiros participaram na temporada foi o Mundial de Natal Paralímpico, realizado em Londres, na Inglaterra. O Brasil encerrou o evento com o 11º lugar com o total de 17 medalhas (cinco ouros, seis pratas e seis bronzes).

Projeção para Tóquio 2020

Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a delegação em Tóquio terá entre 350 e 400 pessoas, sendo aproximadamente 250 atletas. Sem esquecer que na última edição dos jogos, no Rio de Janeiro em 2016, o Brasil finalizou a sua participação na oitava posição, com 72 medalhadas, sendo 14 ouros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário