• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Esportes coletivos fortalecem a saúde mental das crianças, diz pesquisa
Brasil

Esportes coletivos fortalecem a saúde mental das crianças, diz pesquisa

O levantamento foi publicado na última edição da revista especializada Plos One

Por Da Redação
Ás

Esportes coletivos fortalecem a saúde mental das crianças, diz pesquisa

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Um estudo elaborado por cientistas norte-americanos revelou que a prática de esportes em grupo pode ajudar a fortalecer a saúde mental de crianças. Na avaliação de mais de 11 mil voluntários, a equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, também verificou que a realização de exercícios físicos individuais, como tênis e lutas, foi associada a mais registros de dificuldades comportamentais entre os menores.

Os autores do estudo, publicado na última edição da revista especializada Plos One, afirmam que os benefícios emocionais gerados pela prática de atividades físicas ainda não são completamente compreendidos pela área científica. Por esse motivo, decidiu realizar uma análise.

"A Organização Mundial da Saúde (OMS) já citou a má saúde mental como um dos principais preditores de incapacidade da população, e entre as crianças e adolescentes, os transtornos comportamentais são prevalentes em todo o mundo", destacaram os pesquisadores no artigo.

"Um fator que pode proteger esse público contra o desenvolvimento dessas enfermidades é a participação em esportes. Porém algumas pesquisas relacionaram essa prática juvenil com dificuldades mentais, como a ansiedade e também o esgotamento. Queríamos esclarecer esse tema e dissipar essas dúvidas", acrescentaram.

Para a elaboração do levantamento, os especialistas coletaram dados sobre hábitos esportivos e saúde mental de 11.235 crianças de 9 a 13 anos. Os pais e responsáveis dos menores retrataram vários aspectos emocionais e cognitivos dos filhos em um formulário conhecido como Child Behavior Checklist, utilizado regularmente em estudos científicos da área pediátrica.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.