• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Esquerdista Yamandú Orsi é eleito presidente do Uruguai; campanha focou em justiça social e desenvolvimento sustentável
Mundo

Esquerdista Yamandú Orsi é eleito presidente do Uruguai; campanha focou em justiça social e desenvolvimento sustentável

Orsi venceu o segundo turno da eleição presidencial no Uruguai com 49,3% dos votos contra o conservador Álvaro Delgado

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Esquerdista Yamandú Orsi é eleito presidente do Uruguai; campanha focou em justiça social e desenvolvimento sustentável

Foto: Reprodução/RedesSociais

O candidato da Frente Ampla, Yamandú Orsi, venceu neste domingo (24), o segundo turno da eleição presidencial no Uruguai com 49,3% dos votos, contra o conservador Álvaro Delgado com 46,4% dos votos. O partido vitorioso focou a campanha na justiça social, no desenvolvimento sustentável e na unidade nacional.

Com 56 anos, Orsi já foi professor de história e ex-governador do departamento (espécie de Estado) de Canelones, o segundo maior do Uruguai. Em discurso para os apoiadores, ele garantiu que será o presidente "do crescimento nacional" e que construirá "uma sociedade mais integrada". 

Delgado era candidato do atual chefe do governo uruguaio, Luis Lacalle Pou. Ambos parabenizaram Orsi pela vitória. 

"Com tristeza, é claro, mas sem culpa, podemos parabenizar aqueles que venceram e tiveram a preferência. E o fazemos com sinceridade e de coração, com desprendimento e com um sentido muito republicano", disse Delgado.

Orsi teve a campanha eleitoral apoiada pelo ex-presidente José Mujica, sendo considerado como pupilo político por ele. 

Entre os planos da campanha, Orsi falou em fazer uma política baseada no diálogo e prometeu, caso eleito, não fazer mudanças radicais no país. Assim como Mujica, ele também decidiu não morar no Palácio Estévez, a casa tradicional dos chefes de Estado do país. Em entrevistas, o esquerdista expressou preferência pela vida no campo e um estilo de vida sem luxo.

Lula parabeniza Yamandú Orsi

Antes mesmo do resultado oficial anunciar Orsi como presidente eleito, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se baseou nas projeções que apontavam a vitória do esquerdista para parabenizá-lo. 

"Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandú Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje", escreveu Lula no X (antigo Twitter). "Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional."

Quem é o presidente eleito do Uruguai 

Filho de uma costureira e de um agricultor, Orsi nasceu em 13 de junho de 1967 na zona rural de Canelones, numa casa sem eletricidade. Quando tinha cinco anos, a família dele se mudou para a capital do departamento, depois que o pai adoeceu e não pode mais trabalhar no campo.

Quando era jovem, Orsi cuidava do armazém de sua família e foi coroinha da Igreja Católica. Também participava de um grupo de dança folclórica. Durante a ditadura, atraído por figuras como Che Guevara, começou a se interessar por política para desgosto dos pais.

No fim da ditadura uruguaia em 1985, ele se tornou um militante de esquerda. Em 1989, aderiu ao Movimento de Participação Popular fundado por Mujica. 

Em 1991, ele se formou em História e deu aulas em escolas de vilas e cidades pequenas até 2005, quando iniciou sua carreira na política. Herdeiro político de Mujica, Orsi foi duas vezes prefeito de Canelones, o departamento mais populoso do país depois de Montevideu.

Ele foi casado duas vezes e é pai de gêmeos. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.