Estado oferece assistência às torcedoras do Bahia vítimas de racismo
Torcedoras negras do Esquadrão foram comparadas a torcedoras loiras do Grêmio
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O governo da Bahia, por meio da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), oferece assistência às torcedoras do Esporte Clube Bahia que foram vítimas de racismo. O caso ocorreu após a repercussão de uma postagem em rede social que comparava as torcedoras negras do Esquadrão a um grupo de torcedoras loiras do Grêmio.
“Prestamos nossa solidariedade às vítimas e colocamos o Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela à disposição para apoio psicológico, social e jurídico. A propagação de mensagens de ódio, racismo e intolerância não deve ser admitida em nenhum espaço social, e o esporte precisa refletir valores de igualdade, respeito e diversidade”, destaca a titular da Sepromi, Ângela Guimarães.
Com o objetivo de alertar sobre o racismo no esporte, a pasta realiza a Campanha ‘Dê Cartão Vermelho Para o Racismo’. A mobilização, iniciada na final do Campeonato Baiano de Futebol 2023, conta com distribuição de material educativo e divulgação dos canais de denúncia.