• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Estudantes terão até este domingo (16) para baixar carteira estudantil gratuita
Brasil

Estudantes terão até este domingo (16) para baixar carteira estudantil gratuita

Até as 12h30 do último sábado (15), mais de 320 mil ID estudantis haviam sido emitidos

Por Da Redação
Ás

Estudantes terão até este domingo (16) para baixar carteira estudantil gratuita

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Os interessados em adquirir a identidade estudantil digital tem até este domingo (16) para tentar garantir o documento gratuito. A Medida Provisória 895/2019, editada pelo presidente Jair Bolsonaro, em setembro do ano passado, perderá a validade na próxima segunda-feira (17). A partir dessa data, o Ministério da Educação (MEC), não terá mais autorização para emitir a ID Estudantil.

Até as 12h30 do último sábado (15), mais de 320 mil ID estudantis haviam sido emitidos, cada uma a um custo de R$ 0,15 para o governo.

O documento concede ao estudante, o direito de pagar meia-entrada em espetáculos artístico-culturais e esportivos e fica disponível no celular. De acordo com o MEC, o objetivo é ofertar uma alternativa à carteirinha de plástico, que permanece sendo emitida por entidades estudantis como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e que custa R$ 35.

Validade

Diferentemente das carteirinhas tradicionais, que possuem validade até março do ano seguinte, de acordo com o MEC, a ID estudantil poderá ser usada enquanto a matrícula do aluno em um instituição de ensino permanecer ativa no Sistema Educacional Brasileiro (SEB), banco de dados nacional dos estudantes.

Como devo emitir o documento:

Baixe o aplicativo "ID Estudantil" disponível, gratuitamente, no Google Play ou na Apple Store;

Faça um cadastro pelo login do gov.br, utilizando o CPF e uma senha para acesso ao sistema do governo federal;

Clique na opção para inserir uma nova ID Estudantil e aceite os termos e condições;

Caso o estudante possua CNH, será realizado um cruzamento com a fotografia registrada no aplicativo  com dados do Denatran para reconhecimento facial. Caso o estudante não tenha esse documento, serão pedidas uma nova foto de rosto e uma do RG (frente e verso);

Pronto. A ID Estudantil foi criada e ficará disponível no aplicativo.

A opção para emissão da carteira para menores de 18 anos também poderá ser realizada, ao selecionar a opção "ID Estudantil-dependente".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.