Saúde

Estudo afirma que não há quantidade de álcool boa para o coração

Após declaração, Federação Mundial do Coração recebeu criticas

Por Da Redação
Ás

Estudo afirma que não há quantidade de álcool boa para o coração

Foto: Getty Images

A Federação Mundial do Coração (WHF, na sigla em inglês) afirmou nesta sexta-feira (21), por meio de um documento, que nenhuma quantidade de álcool é boa para o coração. Críticos foram rápidos em atacar a postura da federação, dizendo que o texto estava ignorando estudos que mostram pequenos benefícios em algumas condições cardíacas quando uma quantidade moderada de álcool é consumida. 

“Na Federação Mundial do Coração, decidimos que era imperativo nos pronunciarmos sobre o álcool e os danos à saúde, bem como danos sociais e econômicos, pois há uma impressão na população em geral, e até mesmo dentre os profissionais da saúde, que é algo bom para o coração”, disse Beatriz Champagne, presidente do comitê de advocacia que produziu o documento. “Não é, e as evidências têm mostrado cada vez mais que não há nível de consumo de álcool que seja seguro para a saúde”, complementa Champagne.

Os críticos apontam o fato de o documento ter usado diversas referências distorcidas de um estudo sobre os riscos do álcool, publicado na revista Lancet em 2018. De acordo com David Spiegelhalter, Professor de Compreensão Pública do Risco de Winton na Universidade de Cambridge, o relatório “distorce seriamente e reporta seletivamente as descobertas”.

Em resposta a essas críticas, Champagne escreveu o seguinte posicionamento à CNN: “Embora apoiemos nossas mensagens principais, é útil saber que a escrita de partes do guia pode dar origem a mal-entendidos. Para resolver isso, nós atualizamos o documento (especificamente a página 8) para articular mais claramente as nossas conclusões e citar especificamente os estudos pelos quais elas foram alcançadas”, escreveu Champagne por e-mail.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.