Brasil

Estudo alerta que Brasil pode ter 20 mil mortes em nove dias

Balanço dessa segunda-feira (11) confirmou mais 396 vítimas, chegando a 11.519

Por Da Redação
Ás

Estudo alerta que Brasil pode ter 20 mil mortes em nove dias

Foto: Reprodução/Internet

Desde a confirmação do primeiro caso do coronavírus no Brasil, em 26 de fevereiro, o país levou 74 dias para confirmar 10 mil mortes. A dura realidade dos últimos dois meses e meio, no país, porém, deverá ficar ainda pior na próxima semana, quando o Brasil pode chegar a 20 mil óbitos. De acordo com uma estimativa do portal Covid-19 Brasil, que reúne pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) e da UnB (Universidade de Brasília), o país ultrapassará os 21,1 mil óbitos em 20 de maio.

Até ontem (11), segundo dados do Ministério da Saúde, 11.519 brasileiros perderam a vida pela doença, 396 a mais que domingo. Nas últimas 24h, foram 5.632 novos registros de pessoas infectadas, chegando a 168.331 casos confirmados. O cálculo é feito por meio de modelo matemático exponencial para os 10 dias seguintes à marca dos 10 mil óbitos, ultrapassada no sábado (9). A análise indica, ainda, que no dia 20 haverá cerca de 320 mil infectados. Em outra metodologia de projeção, os mesmos pesquisadores estimam que, devido à falta de testagens em massa, o número real de brasileiros que contraíram a doença pode ser 16 vezes maior do que se tem nos balanços oficiais.

No sábado, enquanto a pasta de Saúde divulgava o montante de 155.939 casos da doença, o portal calculava que o número variava entre 1,8 milhão e 2,5 milhões. “As taxas de letalidade (no Brasil e no mundo) têm variado, especialmente, pela incerteza sobre a quantidade total de pessoas infectadas, o que se dá, especialmente, pela falta de disponibilidade de testes de confirmação da infecção pela covid-19, produzindo discrepâncias importantes no cenário internacional”, diz o relatório do estudo. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.