Economia

Estudo aponta crescimento da economia informal pelo 5º ano consecutivo

Informalidade movimentou o equivalente a 17,3% do PIB

Por Da Redação
Ás

Estudo aponta crescimento da economia informal pelo 5º ano consecutivo

Foto: Reprodução

Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO) e pelo Ibre/FGV, aponta que a economia informal cresceu pelo 5º ano consecutivo no Brasil. A chamada "economia subterrânea" movimentou R$ 1,12 trilhão ao longo do ano – o equivalente a 17,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Segundo entidades especializadas, a alta é reflexo da crise econômica, iniciada em meados de 2014 que provocou a redução do mercado de trabalho e a participação do setor formal da economia. No mercado de trabalho, por exemplo, a informalidade bateu recorde, atingindo 41,2% em outubro.

O indicador, criado em 2003 para medir a chamada economia subterrânea, avalia a produção e comercialização de bens e serviços que não são oficialmente reportadas ao governo, e leva em conta tanto a sonegação quanto o descumprimento de regulamentações trabalhistas e previdenciárias.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário