Estudo aponta que a cada minuto houve um tentativa de roubo em 2022
Prejuízo estimado chegou a R$ 551 milhões
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Em 2022, houve uma tentativa de roubo de contas por minuto. É o que aponta um estudo da OLX e do AllowMe, plataforma de compra e venda on-line e plataforma de prevenção à fraude e proteção de identidades digitais, respectivamente.
Segundo o relatório, o prejuízo estimado chegou a R$ 551 milhões no ano passado. A cada hora, foram mapeadas, em média, 17 tentativas de fraude realizadas com dispositivos comprometidos, sejam eles celulares ou computadores.
Entre os mais praticados estão o golpe da ‘Compra Confirmada’ com 65% dos casos, seguido pelo do ‘Falso Anúncio’ com 30%. ‘Roubo de Dados’ fecha a lista em terceiro lugar, com 6%.
A maioria das vítimas brasileiras é de homens (74%), mulheres são 26%. Cerca de 72% das vítimas têm até 31 anos.
A região Sudeste é a que teve mais fraudes confirmadas, com São Paulo liderando com 37%, seguido pelo Rio de Janeiro (14%) e Minas Gerais (8%). Em 2022, 70% das tentativas de fraude aconteceram em horário comercial.
O estudo analisou, de janeiro a dezembro de 2022, os dados do mercado digital brasileiro, incluindo sites, apps e contas em uma base de cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas on-line.