• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Estudo aponta que câncer no pâncreas 'se alimenta' de ácido hialurônico
Saúde

Estudo aponta que câncer no pâncreas 'se alimenta' de ácido hialurônico

Grande concentração do composto foi encontrado nos tumores

Por Da Redação
Ás

Estudo aponta que câncer no pâncreas 'se alimenta' de ácido hialurônico

Foto: Reprodução/iStock

Um estudo feito por cientistas do centro de tratamento Rogel Cancer Center, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, apontou que o ácido hialurônico serve de alimento para o crescimento de células cancerígenas no pâncreas. 

“Os dados mostram que o ácido hialurônico (AH) pode servir como um nutriente que alimenta o metabolismo do adenocarcinoma ductal pancreático (PDA) – tumor maligno do pâncreas”, escreveram os pesquisadores.

O ácido é natural, formado no próprio corpo do ser humado e por isso está presente no organismo. Os tumores pancreáticos, no entanto, são compostos de tecido conjuntivo e células imunes não cancerosas. 

No estudo, os pesquisadores notaram que havia muita concentração de ácido hialurônico nos tumores, e sugeriram que o composto "alimenta" as células do câncer. 

“Acredita-se que o AH seja depositado principalmente por fibroblastos associados ao câncer (CAFs) e, até certo ponto, por células PDA. O AH retém avidamente água, responsável tanto por suas propriedades lubrificantes quanto, em tumores de PCA, pela pressão suprafisiológica que prejudica a vascularização e limita a penetração de fármacos”, escreveram.

No artgo, os autores ainda pontuaram que a descoberta vai contribuir para novos tratamentos de tumores pancreáticos. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário