Coronavírus

Estudo aponta que vacinas da Pfizer e da Moderna não apresentam riscos a mulheres grávidas

As vacinas têm em comum o fato de usarem a tecnologia de RNA mensageiro para induzir a resposta imune do corpo

Por Da Redação
Ás

Estudo aponta que vacinas da Pfizer e da Moderna não apresentam riscos a mulheres grávidas

Foto: Reprodução

De acordo com um estudo preliminar liderado por cientistas do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos, as vacinas da Pfizer e da Moderna contra a Covid-19 não apresentam riscos a mulheres grávidas. A pesquisa foi publicada na quarta-feira (21) no "New England Journal of Medicine". 

O estudo analisou 35.691 mulheres grávidas com idades entre 16 e 54 anos. Após isso, os cientistas concluíram que "os achados preliminares não mostraram sinais de segurança óbvios entre as gestantes que receberam vacinas". "Além de a vacinação proteger as mulheres contra Covid-19 e suas complicações durante a gravidez, evidências vêm mostrando a transferência pela placenta de anticorpos contra o Sars-CoV-2 após a vacinação durante o terceiro trimestre, o que sugere que a vacinação materna pode fornecer algum nível de proteção ao recém-nascido".

As mulheres foram vacinadas de dezembro de 2020 a 28 de fevereiro deste ano. Das 35.691 participantes, 30.887, o equivalente a 86,5%, estavam grávidas ao receber a vacina. As outras 4.804 tiveram um teste positivo de gravidez após serem vacinadas.

Cerca de metade das participantes tomou a vacina da Pfizer (19.252) e a outra metade, a da Moderna (16.439).

Um sistema de vigilância pós-vacinação chamado "V-safe", foi criado para monitorar as reações adversas e o estado de saúde de todas as pessoas vacinadas por um período de 12 meses depois da última dose de vacina recebida. O sistema funciona por celular e a inscrição é voluntária. Os dados são coletados com pesquisas on-line.

As vacinas da Moderna e da Pfizer têm em comum o fato de usarem a tecnologia de RNA mensageiro para induzir a resposta imune do corpo. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.