• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Estudo da ONU aponta que terras indígenas retêm quase metade da floresta intacta na Amazônia
Brasil

Estudo da ONU aponta que terras indígenas retêm quase metade da floresta intacta na Amazônia

Solução é vista como alternativa de baixo custo para governos colaborarem com o meio ambiente

Por Da Redação
Ás

Estudo da ONU aponta que terras indígenas retêm quase metade da floresta intacta na Amazônia

Foto: Reprodução/Trata Brasil

Um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que 45% das selvas intactas na Amazônia estão em territórios indígenas, compreendendo uma área que sequestra mais carbono do que todas as florestas tropicais na Indonésia ou na República Democrática do Congo. 

O relatório feito pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e do Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e do Caribe revisou mais de 300 estudos, diz que os povos indígenas controlam até 3,8 milhões de metros quadrados da floresta amazônica.

De acordo com o estudo, garantir que as comunidades indígenas e tribais na Amazônia tenham direito à terra pode ajudar no controle das emissões de dióxido de carbono (CO2) a um baixo custo custos para os governos. “Quando você tem quase metade da floresta intacta na Amazônia em territórios indígenas e afrodescendentes, então eles têm que ser uma grande parte de qualquer discussão sobre um ponto de inflexão”, disse David Kaimowitz, gerente Florestas e Fazendas da FAO e principal autor do relatório.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário