Saúde

Estudo de Harvard alerta sobre impacto do arroz branco na saúde

O produto perde fibras, minerais e vitaminas, preservando apenas o amido ao ser refinado

Por Da Redação
Ás

Estudo de Harvard alerta sobre impacto do arroz branco na saúde

Foto: iStock/ribeirorocha

O arroz branco, tradicional acompanhamento do feijão em muitas refeições, pode ter efeitos não saudáveis no organismo, segundo um estudo realizado pela Universidade de Harvard. O produto, considerado refinado devido à remoção da casca durante seu processo de industrialização, perde fibras, minerais e vitaminas, preservando apenas o amido.

De acordo com a pesquisa, cada 100 gramas de arroz branco contêm cerca de 28,2 gramas de carboidratos, e seu impacto no nível de açúcar no sangue é comparável ao consumo de açúcar de mesa puro. Esse rápido aumento nos níveis de açúcar no sangue pode ser particularmente preocupante para pessoas com diabetes, levando os pesquisadores a aconselharem a evitação desse alimento.

O estudo destaca a importância da escolha de fontes saudáveis de carboidratos para controlar os níveis de açúcar no sangue e manter um peso saudável, reduzindo o risco de doenças cardíacas e certos tipos de câncer. Como alternativas mais saudáveis, sugerem-se opções como quinoa, arroz integral e outros grãos não refinados ricos em fibras, vegetais verdes sem amido, legumes, além do aumento do consumo de frutas, laticínios e proteínas de alta qualidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário