Estudo de Oxford indica que uso de máscara pode diminuir gravidade da covid-19 em infectados
Além das máscaras, a pesquisa indicou que o distanciamento provocou uma resposta imune aos infectados
Foto: Agência Brasil
Um estudo publicado pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, revelou que o uso de máscaras e o distanciamento social, além de evitar a transmissão da covid-19, podem auxiliar na redução da gravidade dos sintomas da doença nos infectados.
A pesquisa foi feita entre 508 soldados suecos, na maioria com 21 anos, que foram divididos em dois grupos: um que foi infectado antes de fazer distanciamento e outro que contraiu o coronavírus durante o isolamento. No primeiro grupo, do total de 341 soldados, 30% deles ficaram doentes. Já no segundo, com 154 soldados, nenhum desenvolveu a covid-19, apesar de apresentarem anticorpos da doença.
Os resultados da pesquisa revelaram que o distanciamento social auxiliou na redução da propagação do vírus em um grupo de adultos jovens e saudáveis, impediu um surto da doença, mas que também provocou uma resposta imune aos infectados.
Em uma publicação em uma rede social, o biólogo Atila Iamarino elogiou o resultado da pesquisa e disse que se for replicado, “pode mudar o curso da COVID-19”. Além disso, ele também afirmou que os resultados sugerem que a gravidade da doença depende da quantidade de vírus com que a pessoa entra em contato.
Máscaras e distanciamento podem proteger você de se infectar pelo coronavírus e também diminuir as chances de ter as complicações da COVID-19. O resultado é tão importante que merece um vídeo.
https://t.co/RfK0x7CAdt pic.twitter.com/co1dRXad6h
— Atila Iamarino (@oatila) July 20, 2020
Mais cedo, pela mesma rede social, o biólogo fez uma publicação em que comenta a realização de testes para as vacinas.
Vacina em testes é como anunciarem que vão limpar o Rio Tietê em São Paulo. A intenção é ótima e pra quem é de fora, parece super promissor. Mas pra quem conhece o histórico, vale esperar pra ver.
— Atila Iamarino (@oatila) July 20, 2020
Ele justificou as publicações. Veja abaixo:
Fiz 4 tuítes de resultados da COVID hoje.
Dois realistas sobre vacinas -> 5k RTs e 32.4k likes
Dois otimistas sobre máscaras -> 5.3k RTs e 21.1k likes
Se você vir mais os realistas hoje, não sou eu, é o viés de compartilhamento no twitter. pic.twitter.com/2zS5fOXJtr
— Atila Iamarino (@oatila) July 20, 2020