Estudo diz que consumo de álcool não torna as pessoas mais atraentes
Pesquisadores americanas apontam apenas maior facilidade de interação
Foto: Reprodução/Pixabay
Um estudo elaborado por pesquisadores americanos coloca dúvidas sobre o mito de que o consumo de bebidas alcoólicas torna as pessoas mais atraentes. Publicado na revista científica Journal of Studies on Alcohol and Drugs nesta quarta-feira (30), o levantamento envolveu 18 pares de amigos do sexo masculino, todos na faixa dos 20 anos de idade.
Todos foram convidados a avaliar a atratividade de pessoas mostradas em fotos e vídeos. Eles foram informados de que poderiam ter a oportunidade de interagir com uma dessas pessoas em um experimento futuro. Os homens foram divididos em dois grupos: em uma ocasião, os participantes de ambos os grupos receberam álcool para beber (até cerca de 0,08% de concentração de álcool no sangue); em outro momento, receberam uma bebida não alcoólica.
Depois de fornecerem as classificações de atratividade, eles foram solicitados a escolher com quais pessoas eles mais gostariam de interagir. Os resultados mostraram que o álcool não afetou a percepção da atratividade, mas aumentou a probabilidade de os homens quererem interagir com pessoas que já achavam atraentes.
"O conhecido efeito dos óculos de cerveja causado pelo álcool às vezes aparece na literatura, mas não de forma tão consistente quanto se poderia esperar", diz Michael Sayette, um dos autores do trabalho, que é membro do Stanford Prevention Research Center, em Palo Alto, Califórnia.