Estudo garante que filtro de ar criado por americanos consegue impedir passagem do coronavírus
Equipamento feito com espuma de níquel, material usado para isolamento acústico, ajudará a conter a disseminação do Sars-CoV-2 em ambientes fechados

Foto: Reprodução
Pesquisadores da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, apresentaram o protótipo de um filtro que consegue eliminar 100% do novo coronavírus em locais fechados. Eles demonstraram que em uma única filtragem, 99,8% do novo coronavírus foi eliminado, assim como 99,9% dos esporos de antraz, infecção causada pela bactéria Bacillus anthracis.
Esses testes foram realizados no Laboratório Nacional de Galveston, do Departamento Médico da universidade. O filtro é feito com uma espuma de níquel — material absorvente sonoro —aquecida a 200ºC. O estudo foi publicado na revista Materials Today Physics.
Na terça-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta de que são crescentes as evidências de que o causador da covid-19 pode ser transmitido ao ar livre e “a dezenas de metros” de distância em ambientes internos.
Embora parte da comunidade científica lance dúvidas sobre a transmissão desse vírus em áreas externas, é praticamente consenso que, dentro de casas, lojas, hospitais, aviões etc., o risco de contaminação é grande.
Zhifeng Ren, diretor do Centro de Supercondutividade da Universidade de Houston, lembra que é urgente o desenvolvimento de tecnologias que evitem o contágio do vírus em ambientes internos. Um estudo realizado na China há dois meses, por exemplo, demonstrou que o ar-condicionado em um restaurante de Wuhan contaminou fregueses que almoçavam no mesmo setor em que se encontrava uma família que não sabia estar com a doença. Outra pesquisa, também chinesa, detectou quantidades consideráveis de partículas do Sars-CoV-2 na sala em que médicos de um hospital de referência no tratamento da covid-19 trocam de roupa.
Segundo os pesquisadores, o equipamento poderá ser usado em aeroportos, aviões, escolas, escritórios e navios de cruzeiro, evitando a disseminação da covid-19. “A capacidade do filtro de ajudar a controlar a propagação do vírus pode ser muito útil para a sociedade”, acredita Zhifeng Ren. Ele conta que a empresa de equipamentos médicos que fabricou o protótipo já quer, inclusive, desenvolver um modelo de mesa para proteger os trabalhadores em suas estações.