• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Estudo indica que alívio do estresse pode contribuir para restaurar a idade biológica
Saúde

Estudo indica que alívio do estresse pode contribuir para restaurar a idade biológica

Pesquisa foi publicada na revista Cell Metabolism

Por Da Redação
Ás

Estudo indica que alívio do estresse pode contribuir para restaurar a idade biológica

Foto: Freepik

Um novo estudo liderado por especialistas do Brigham and Women's Hospital indica que o alívio do estresse pode contribuir para restaurar a idade biológica, que reflete a saúde das células e dos tecidos. Os resultados da pesquisa, publicados na revista científica Cell Metabolism, sugerem que o estresse severo, como o causado por cirurgias, gravidez e quadros graves de Covid-19, pode aumentar os sinais de envelhecimento biológico, mas se o estresse for de curta duração, esses sinais podem ser revertidos. Os pesquisadores utilizaram "relógios biológicos" para determinar a saúde das células e tecidos, medindo os níveis de alterações moleculares no DNA que podem indicar um aumento no risco de morbidade e mortalidade. 

Em modelos pré-clínicos e em humanos, a equipe observou que a idade biológica aumentou em situações de vários estresses fisiológicos, mas foi preservada quando a situação estressante foi resolvida. Em pacientes submetidos a cirurgias de grande porte, por exemplo, os sinais de idade biológica aumentaram em pessoas que tiveram que reparar uma fratura de quadril, mas retornaram à linha de base 4 a 7 dias após o procedimento. No caso de pacientes internados devido à infecção pelo coronavírus, houve um aumento na idade biológica que foi parcialmente revertido no momento da alta da UTI para pacientes do sexo feminino. 

Os pesquisadores observam que os relógios utilizados na pesquisa são biomarcadores e que nem todos os indivíduos recuperam sua idade biológica na mesma taxa ou na mesma extensão. Portanto, entender como e por que a idade biológica aumenta e como melhorar a recuperação serão áreas importantes de foco para estudos futuros. Os autores também destacam que o trabalho aponta para uma nova compreensão da natureza do envelhecimento biológico, com implicações para o estudo de intervenções antienvelhecimento. "Nossas descobertas desafiam o conceito de que a idade biológica só pode aumentar ao longo da vida de uma pessoa e sugerem que pode ser possível identificar intervenções que possam retardar ou mesmo reverter parcialmente a idade biológica", disse o coautor Vadim Gladyshev.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário