Jovens de 15 a 19 anos têm até junho para se vacinar contra o HPV em Salvador
Ação visa fortalecer a imunização do público em todo o Brasil

Foto: José Cruz/Agência Brasil
A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), destaca que os jovens de 15 a 19 anos têm até junho para poder se vacinar contra o HPV, depois da prorrogação da estratégia de ampliação da faixa etária anunciada pelo Ministério da Saúde. A ação visa fortalecer a imunização do público em todo o Brasil.
Segundo os dados da SMS, em 2025, foram aplicadas 28.697 doses da vacina contra o HPV no público de 9 a 14 anos e 1.787 doses entre jovens de 15 a 19 anos. A expectativa da Prefeitura é aumentar o número de imunização com a estratégia voltada aos adolescentes.
De acordo com a subcoordenadora de Imunização da SMS, Taciana Matos, o aumento representa uma oportunidade para adolescentes que não se vacinaram no período indicado. “A vacina HPV é segura e fundamental na prevenção de diversos tipos de cânceres, como os de colo do útero, vulva, pênis, garganta e pescoço. Com a ampliação da faixa etária, adolescentes de 15 a 19 anos que não se vacinaram entre 9 e 14 anos têm até junho deste ano para fazer a dose de resgate e garantir essa proteção, contribuindo também para a redução da circulação do vírus na população”, disse.
A vacina contra o HPV está disponibilizada gratuitamente nas 162 salas de vacinação da rede municipal. As unidades de saúde de Salvador funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, fazendo a imunização do público de 9 a 14 anos, que faz parte do calendário nacional, e dos jovens de 15 a 19 anos contemplados pela estratégia de resgate.
Ainda segundo Taciana Matos, além dos grupos, a vacina também é oferecida para pessoas de 15 a 45 anos usuárias de profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, para pessoas imunodeprimidas na faixa etária de 9 a 45 anos e para pessoas que tenham papilomatose respiratória recorrente (PRR)


