Coronavírus

Estudo indica que Manaus pode ter alcançado imunidade de rebanho contra Covid-19

Artigo, porém, ainda não foi publicado em nenhuma revista científica

Por Da Redação
Ás

Estudo indica que Manaus pode ter alcançado imunidade de rebanho contra Covid-19

Foto: Divulgação/Prefeitura de Manaus

Segundo analisado por cientistas brasileiros é possível que tenha ocorrido uma imunidade de rebanho contra a Covid-19 em Manaus, que pode ter até 66% da população infectada pelo Sars-Cov-2. A pesquisa levou em consideração a presença de anticorpos em mais de 6,3 mil amostras retiradas de bancos de sangue.

O artigo foi publicado como prévia ou pré-print, em uma plataforma onde são reunidas pesquisas ainda não divulgadas em revistas científicas, ou seja, que ainda não passaram por revisão por outros cientistas que fazem parte dos comitês das publicações.

De acordo com os pesquisadores, a alta taxa de mortalidade na região e a rápida queda no número de novos casos indica que a população da capital do Amazonas pode sim ter alcançado a chamada imunidade coletiva, mas que também é conhecida como "de rebanho".

Imunidade de rebanho é um termo usado para descrever a situação onde uma população chega a um elevado número de pessoas resistentes a um vírus, podendo ser por já terem sido infectadas ou então vacinas, e cria uma situação em que o vírus não consegue encontrar pessoas vulneráveis a serem infectadas.

Sorológico

Foram avaliadas pela pesquisa 6.316 amostras de sangue colhidas pela Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas, em Manaus, entre os dias 7 de fevereiro e 19 de agosto. O diagnóstico da infecção tentou localizar a presença de anticorpos do tipo IgG para a Covid-19.

Ig é a sigla para imunoglobulina, que é um tipo de anticorpo produzido pelo sistema imunológico contra um agente invasor. Nessa situação, de classe G, que identifica se um paciente teve infecção anterior, com ao menos 3 semanas e já se encontra provavelmente imunizado.

A maioria de anticorpos para o Sars-Cov-2 nas amostras dos doadores de Manaus esteve menor que 1% entre os meses de fevereiro e março. A primeira infecção registrada na capital amazonense foi no dia 13 de março.

No mês de agosto, último mês considerado pelo estudo, a estimativa da população que produziu anticorpos para Covid-19 está entre 44% e 66%, sendo que o último número equivalendo a imunidade coletiva.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.