Estudo oferece evidências de que os vikings chegaram na América antes de Cristóvão Colombo
Pesquisadores encontraram amostras de madeira importadas da América do Norte
Foto: Reprodução
Um estudo publicado na revista de arqueologia “Antiquity” oferece mais evidências de que os vikings chegaram à América cerca de 500 anos antes de Cristóvão Colombo. Os pesquisadores coletaram amostras de madeira de cinco áreas no oeste da Groenlândia ocupadas pelos nórdicos entre 985 e 1450, aproximadamente. As informações são da CNN.
A análise da origem do material revelou que parte das espécies encontradas não é nativa, o que leva à conclusão de que as colônias importavam madeira do norte da Europa e das Américas. Entre as espécies, estão as cicutas e o pinheiro Pinus banksiana, comuns em países da América do Norte, como o Canadá.
A origem e a extensão dessas importações, no entanto, permanecem pouco estudadas. Os resultados mostram, também, que enquanto as necessidades da maioria das famílias eram atendidas por florestas locais, as fazendas de elite tinham acesso a madeira trazida de outros lugares.
Para os pesquisadores, essas descobertas destacam o fato de que os groenlandeses nórdicos tinham conhecimento e embarcações apropriadas para cruzar o Estreito de Davis até a costa leste da América do Norte pelo menos até o século 14, segundo reportou a publicação “Science Times”.
A variedade de fontes de madeira utilizadas na Groenlândia Nórdica também ilustra a conectividade do mundo medieval do Atlântico Norte, aponta o estudo.