Estudo revela que eficácia da Sputnik V contra Covid-19 é de 91,6%
Dados foram publicados nesta terça-feira (2)
Foto: Divulgação/Sputnik V
A vacina Sputnik V mostrou grandes resultados em termos de eficácia e segurança contra o coronavírus em análise intermediária de um ensaio clínico de Fase 3. A eficácia do imunizante foi de 91,6% em regime de duas doses, de acordo com a revisão do estudo publicada na revista médica The Lancet nesta terça-feira (2). A análise incluiu dados de 19.866 voluntários, que receberam doses da vacina Sputnik V, ou seu placebo, entre os quais foram confirmados 78 casos de Covid-19.
O estudo apontou que entre os 2.144 idosos com mais de 60 anos que participaram do estudo, a taxa de eficácia foi de 91,8% e, portanto, não diferiu estatisticamente do grupo de 18 a 60 anos. Além disso, a Sputnik V também apresentou "excelente perfil de segurança" já que a maioria dos eventos adversos (94%) foram leves e incluíram sintomas como os da gripe, reações no local da injeção, dor de cabeça e astenia, sem registro de alergias fortes ou de choque anafilático.
Se os dados forem confirmados no estudo definitivo, a Sputnik V será uma das três vacinas no mundo com eficácia acima de 90%, ao lado da vacina da Pfizer/BioNtech, com 95%, e do imunizante da Moderna, com eficácia de 94,5%.