Bahia se prepara para receber mais 230 mil doses da Coronavac na próxima sexta-feira (5)
A informação foi anunciada pelo secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas
Foto: Reprodução
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, anunciou através do Twitter, nesta terça-feira (2), que o estado se prepara para receber a cota de aproximadamente 230 mil novas doses da vacina contra a Covid-19 do Instituto Butantã. O Ministério da Saúde deve receber e liberar 3,2 milhões de doses da vacina Coronavac até a próxima quinta-feira (4).
"Boas notícias. Até esta quinta-feira o Butantan entregará ao MS 3,2 milhões de doses da Coronavac. Tudo indica que na sexta-feira já receberemos a nossa cota, cerca de 230 mil doses", escreveu.
Nesta segunda-feira (1), o governo da China liberou a exportação de mais 5,6 litros do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), que deve chegar ao país até 10 de fevereiro, que auxiliarão na produção de novos imunizantes pelo instituto brasileiro.
Com um total de 11 mil litros de insumos, o Butantan terá condições de produzir 17,3 milhões de doses da CoronaVac, que começarão a ser entregues a partir do dia 25. Com isso, a expectativa é a liberação de 600 mil doses por dia.
Apesar disso, Vilas-Boas ainda acredita que a oferta de vacinas pelo Governo Federal é baixa e consequentemente provocará a demora da conclusão da campanha.
"Mesmo assim, ainda é muito pouca vacina! Nesse ritmo levaremos ANOS para vacinar toda a população. Urge a ampliação da oferta pelo Governo Federal. Derrubar travas da Anvisa, fazer acordos comerciais com fabricantes, mesmo com aqueles ainda sem aprovação. Esse é o caminho", informou.