Estudo revela que fragrâncias podem aliviar sintomas da depressão
Pesquisa mostra que alguns cheiros podem estimular boas lembranças
Foto: Pixabay
Um estudo recente, publicado na revista científica JAMA Network, aponta que odores tradicionais e familiares, como o cheiro de bolo assando ou de café recém-passado, podem ter um impacto significativo no alívio de sintomas da depressão. A pesquisa, liderada por psiquiatras da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, comparou os efeitos de estimular boas lembranças por meio de palavras e fragrâncias, revelando resultados surpreendentes.
A principal descoberta do estudo foi a eficácia superior das fragrâncias em evocar memórias positivas quando comparadas com palavras. Foram utilizados 24 cheiros distintos, e todos se mostraram mais eficientes na estimulação de memórias do que os vocábulos. Em média, as fragrâncias alcançaram uma eficácia de 68%, enquanto as palavras obtiveram 52%. Além disso, 71% das fragrâncias estiveram associadas a memórias positivas, enquanto o percentual correspondente para as palavras foi de 63%.
A dificuldade em processar lembranças, especialmente as positivas, é um sintoma comum em pessoas com depressão severa devido à queda de receptores cerebrais motivada pela condição. Os pesquisadores acreditam que as descobertas recentes podem ter um impacto significativo no tratamento da depressão, especialmente ao usar o olfato para reequilibrar essas recordações.
A neurocientista Kimberly Young, líder do estudo, destaca a importância dessas descobertas: "Se melhorarmos a memória, poderemos impactar a resolução de problemas, a regulação emocional e outros problemas funcionais que indivíduos deprimidos frequentemente experimentam".
Os pesquisadores ainda não conseguiram explicar por que as memórias evocadas pelo olfato são mais intensas, mas batizaram o fenômeno de "fenômeno Proust", em homenagem ao autor francês Marcel Proust, cujo livro "Em Busca do Tempo Perdido" destaca a poderosa conexão entre os odores e as memórias afetivas".
Os cheiros utilizados na pesquisa
Alho;
Óleo essencial de laranja;
Óleo essencial de lavanda;
Óleo essencial de rosas;
Ketchup;
Café;
Canela;
Queijo ralado;
Vinagre de maçã;
Menta;
Uísque;
Óleo de coco;
Mostarda;
Orégano;
Curry;
Vinho tinto;
Extrato de baunilha;
Tabaco;
Sabonete neutro;
Xarope infantil para tosse;
Desinfetante;
Tinta nanquim;
Graxa de sapato;
Descongestionante nasal.