• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Estudo revela que metade dos alunos de 9 anos no Brasil não sabe tabuada nem contas de três algarismos

Estudo revela que metade dos alunos de 9 anos no Brasil não sabe tabuada nem contas de três algarismos

Essa é a primeira vez que o país participa do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Estudo revela que metade dos alunos de 9 anos no Brasil não sabe tabuada nem contas de três algarismos

Foto: Reprodução/Pexels

Cerca de 51% das crianças do 4º ano do ensino fundamental não dominam habilidades de matemática, como fazer tabuada, interpretar gráficos simples ou somar e subtrair números de três algarismos, como 200 + 170, por exemplo. Os dados são resultados do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss, em inglês), divulgados nesta quarta-feira (4) pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA).  

Na escala do Timss, a média brasileira em matemática, entre anos de 9 anos, foi de 400 pontos, à frente apenas de três países dos 64 participantes: Marrocos, Kuwait e África do Sul.

Entre os participantes, os 5% que tiveram pior rendimento atingiram, no máximo, 259 pontos. 

O Timss também avaliou o conhecimento de alunos do 8º ano e foi concluído que o Brasil está atrasado em relação ao que é esperado para o ensino fundamental II. Com média de 378 pontos, o Brasil ficou à frente apenas do Marrocos. Foi ultrapassado por nações como Irã, Uzbequistão, Chile, Malásia, Arábia Saudita, África do Sul e Jordânia.

Entre os 5% piores, o rendimento mais alto foi de 243 pontos. 

Desempenho em ciências

O desemprenho os estudantes brasileiros em ciências foi melhor do que em matemática, apesar de notas insatisfatórias. 

4º ano: 39% não dominam conhecimentos básicos, como saber informações simples sobre plantas, animais e meio ambiente. O rendimento médio foi de 425 pontos, entre o patamar baixo e o intermediário.

8º ano: 42% não conseguiram responder a perguntas sobre células, tecidos e órgãos, e também não souberam distinguir uma reação química de uma física. Afirmações como “o sol provê luz e calor” ou “há sal no oceano” não são conhecidas por eles. Na média geral, o Brasil alcançou 420 pontos, também entre os níveis baixo e intermediário.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário