• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Estudo revela uma tentativa de fraude em cada 200 transações em dispositivos na Black Week
Economia

Estudo revela uma tentativa de fraude em cada 200 transações em dispositivos na Black Week

Segundo dados, 0,53% das transações foram identificadas

Por Da Redação
Ás

Estudo revela uma tentativa de fraude em cada 200 transações em dispositivos na Black Week

Foto: Agência Brasil

Durante a semana da Black Week, que ocorreu entre os dias 20 e 26 de novembro de 2023, um estudo realizado pela AllowMe, empresa referência em tecnologia para análise de riscos de devices e parte da Serasa Experian datatech, revelou que 0,53% das transações realizadas em dispositivos no Brasil foram identificadas como tentativas de fraude. Este dado equivale a duas ocorrências por minuto no período analisado.

Os números alarmantes indicam que, a cada 200 transações, uma se configurava como tentativa de fraude. Os dados, coletados de 3,7 milhões de transações online, demonstram que 90% delas ocorreram por meio de dispositivos móveis, com 0,61% identificadas como tentativas de fraude, enquanto 10% foram realizadas por notebooks ou desktops, com 4,27% identificadas como tentativas fraudulentas. Comparando com a Black Week de 2022, houve uma queda de 22% nas transações.

Embora as investidas fraudulentas neste período tenham sido malsucedidas graças às ferramentas de antifraude, o estudo estima que, se tivessem sido efetivadas, teriam gerado uma perda financeira de pelo menos R$ 15,8 milhões às empresas.

O diretor responsável pelo AllowMe, Gustavo Monteiro, ressalta a importância da segurança nas compras de final de ano, destacando a velocidade como fator crítico, pois um grande volume de transações ocorre em um curto intervalo de tempo. Ele aconselha cuidado redobrado, verificação de links antes de clicar, evitar o preenchimento de formulários suspeitos e realizar transações apenas com empresas e sites confiáveis e verificados.

O estudo também revela que o dia com o maior volume de tentativas de fraude foi a terça-feira, dia 21 de novembro, representando 22% do total das ocorrências identificadas. Além disso, 82% das tentativas fraudulentas ocorreram durante o horário comercial, seguindo o comportamento das transações legítimas, o que os criminosos tentam imitar para passarem despercebidos.

A análise de comportamento dos fraudadores aponta para práticas como o uso de dispositivos associados à fraude previamente, o uso de um único dispositivo para diversas transações em curto período, discrepâncias na geolocalização e acessos a partir de máquinas virtuais.

Em setembro de 2023, a Serasa Experian incorporou o AllowMe às suas operações, fortalecendo sua estratégia de expansão do portfólio de verificação de identidade na jornada digital. Com mais de 150 milhões de dispositivos mapeados no país, a empresa reforça seu compromisso em oferecer maior segurança no onboarding, cadastro de novos consumidores, autenticação e login de usuários para a realização de transações.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.