Estudo aponta comportamento e potencial de consumo nas classes C, D e E
Pesquisa PwC Brasil e Instituto Locomotiva destaca os fatores que impulsionam o consumo e aponta oportunidades para o setor varejista
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Um estudo conjunto da PwC Brasil e do Instituto Locomotiva analisou o comportamento e o potencial de consumo nas classes C, D e E do Brasil, representando 76% da população. Intitulado "Mercado da maioria", o estudo destaca cinco fatores que moldarão as transformações no setor varejista, considerando a relevância dessas classes, que respondem por quase metade do consumo no país.
De acordo com a pesquisa, o aumento do poder aquisitivo por meio de programas sociais, a demanda por maior acesso ao crédito e ambientes digitais são impulsionadores dessas classes. O consumo é visto como uma conquista, com 61% dos entrevistados esforçando-se para adquirir produtos fora de seu alcance financeiro anteriormente, e 71% sentindo realização ao economizar para comprar.
O estudo destaca ainda a importância dos aspectos ESG (ambiental, social e governança) e da responsabilidade social nas decisões de compra. Cerca de 86% dos consumidores estão dispostos a priorizar marcas com propósito, enquanto 53% deixaram de comprar devido à falta de responsabilidade social.
A pesquisa mostra que, mesmo nas classes C, D e E, a qualidade do produto tornou-se mais relevante do que o preço para 59% dos consumidores, sinalizando uma mudança de prioridades em comparação com há uma década. Além disso, revela um potencial de intenção de compra reprimida, especialmente no setor de educação.
O estudo destaca a necessidade de mais acesso ao crédito para impulsionar o consumo, com 87% das pessoas de menor renda comprariam mais se tivessem acesso facilitado ao crédito. A pesquisa sugere que, se as condições econômicas melhorarem, oportunidades significativas podem ser desbloqueadas, especialmente em setores como educação, onde 31% expressaram interesse em realizar cursos de idiomas nos próximos 12 meses se tivessem condições financeiras.
A digitalização também é evidente nas classes C, D e E, com 63% dos entrevistados relatando compras online e retirada em lojas físicas. O estudo destaca a importância de uma abordagem integrada, combinando experiências online e offline para atender às demandas desses consumidores.
O estudo conclui enfatizando a necessidade de as empresas de varejo e bens de consumo adaptarem suas estratégias para atender eficazmente às classes C, D e E, considerando suas novas preferências, comportamentos e expectativas. O entendimento do potencial de compra e a adaptação a valores sociais e ambientais emergentes são apontados como cruciais para o sucesso nesse mercado dinâmico.