Estudo revela uma tentativa de fraude em cada 200 transações em dispositivos na Black Week
Segundo dados, 0,53% das transações foram identificadas
Foto: Agência Brasil
Durante a semana da Black Week, que ocorreu entre os dias 20 e 26 de novembro de 2023, um estudo realizado pela AllowMe, empresa referência em tecnologia para análise de riscos de devices e parte da Serasa Experian datatech, revelou que 0,53% das transações realizadas em dispositivos no Brasil foram identificadas como tentativas de fraude. Este dado equivale a duas ocorrências por minuto no período analisado.
Os números alarmantes indicam que, a cada 200 transações, uma se configurava como tentativa de fraude. Os dados, coletados de 3,7 milhões de transações online, demonstram que 90% delas ocorreram por meio de dispositivos móveis, com 0,61% identificadas como tentativas de fraude, enquanto 10% foram realizadas por notebooks ou desktops, com 4,27% identificadas como tentativas fraudulentas. Comparando com a Black Week de 2022, houve uma queda de 22% nas transações.
Embora as investidas fraudulentas neste período tenham sido malsucedidas graças às ferramentas de antifraude, o estudo estima que, se tivessem sido efetivadas, teriam gerado uma perda financeira de pelo menos R$ 15,8 milhões às empresas.
O diretor responsável pelo AllowMe, Gustavo Monteiro, ressalta a importância da segurança nas compras de final de ano, destacando a velocidade como fator crítico, pois um grande volume de transações ocorre em um curto intervalo de tempo. Ele aconselha cuidado redobrado, verificação de links antes de clicar, evitar o preenchimento de formulários suspeitos e realizar transações apenas com empresas e sites confiáveis e verificados.
O estudo também revela que o dia com o maior volume de tentativas de fraude foi a terça-feira, dia 21 de novembro, representando 22% do total das ocorrências identificadas. Além disso, 82% das tentativas fraudulentas ocorreram durante o horário comercial, seguindo o comportamento das transações legítimas, o que os criminosos tentam imitar para passarem despercebidos.
A análise de comportamento dos fraudadores aponta para práticas como o uso de dispositivos associados à fraude previamente, o uso de um único dispositivo para diversas transações em curto período, discrepâncias na geolocalização e acessos a partir de máquinas virtuais.
Em setembro de 2023, a Serasa Experian incorporou o AllowMe às suas operações, fortalecendo sua estratégia de expansão do portfólio de verificação de identidade na jornada digital. Com mais de 150 milhões de dispositivos mapeados no país, a empresa reforça seu compromisso em oferecer maior segurança no onboarding, cadastro de novos consumidores, autenticação e login de usuários para a realização de transações.