Mundo

EUA acusam Rússia de desenvolverem arma nuclear espacial

A Rússia não confirmou nem negou a existência dessa arma nuclear espacial

Por Da Redação
Ás

EUA acusam Rússia de desenvolverem arma nuclear espacial

Foto: Reprodução/ Youtube

O governo dos Estados Unidos alertaram seus parlamentares no Congresso e aliados na Europa sobre o desenvolvimento de uma arma nuclear espacial que poderia ser utilizada contra satélites ocidentais pela Rússia. Ainda não está clara a natureza desta arma e nem se ela realmente existe.

A ameaça a satélites pode causar danos como: minar a comunicação, a vigilância, a inteligência e o comando e controle em todo o mundo, incluindo na esfera nuclear. Segundo o New York Times, os Estados Unidos não têm capacidade para combater tal arma.

Versão dos EUA 

De acordo com fontes ligadas à Reuters, os Estados Unidos informaram ao congresso e aliados sobre novas informações ligadas às capacidades nucleares russas que poderiam representar uma ameaça internacional.  

Essas capacidades relacionadas com as tentativas russas de desenvolver uma arma espacial, representam uma ameaça urgente para os Estados Unidos, disse a fonte. Além disso, ela relatou que o alerta estava relacionado às capacidades russas no espaço e aos satélites.

Citando oficiais dos EUA, o New York Times reportou anteriormente que a nova informação estava relacionada com as tentativas da Rússia de desenvolver uma arma nuclear anti-satélite baseada no espaço.

Versão da Rússia 

A Rússia não confirmou nem negou a existência de tal arma. Além disso, o país rejeitou o alerta dos EUA como uma “fabricação maliciosa” e um truque da Casa Branca com o objetivo de fazer com que os congressistas dos EUA aprovem mais dinheiro para combater Moscou.

O vice-ministro das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, responsável por Moscou no controle de armas, acusou os Estados Unidos de “fabricação maliciosa”, informou a agência de notícias TASS.

Potências nucleares 

Juntos, Rússia e Estados Unidos detêm cerca de 90% das armas nucleares do mundo e ambos possuem satélites militares avançados em órbita da Terra. 

Nos primeiros anos da Guerra Fria, depois da Rússia ter dado um salto à frente na corrida espacial e de ambos os lados terem desenvolvido mísseis balísticos intercontinentais, o Ocidente propôs um tratado para proibir as armas nucleares no espaço.

O resultado final foi o Tratado do Espaço Exterior de 1967, que proíbe colocar qualquer arma de destruição em massa em órbita ou no espaço exterior.

Os Estados Unidos afirmam que Rússia e China estão desenvolvendo uma série de novos sistemas de armas, incluindo capacidades nucleares, cibernéticas e espaciais. Moscou diz que os Estados Unidos também estão desenvolvendo uma série de novas armas.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.