EUA aprovam primeiro tratamento de microbiota fecal
Rebyota, feito com fezes de doadores, é indicado para maiores de 18 anos
Foto: Reprodução/Pixabay
A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) anunciou na última semana a aprovação do primeiro produto feito a partir de microbiota fecal. O Rebyota, como foi nomeado, foi desenvolvido pela Ferring Pharmaceutical com o intuito de tratar infecções relacionadas à bactéria Clostridium difficile (CDI).
O produto bioterapêutico vivo é indicado para pessoas com mais de 18 anos e deve ser administrado após a realização de um tratamento com antibióticos.O Rebyota foi desenvolvido a partir de fezes de doadores qualificados e testados. O processo de aplicação também pode ser chamado de "transplante de fezes", pois uma dose única de 150 ml de bactérias saudáveis é inserida, por meio de um tubo, no ânus do paciente infectado por C. difficile.
“A aprovação de hoje do Rebyota é um avanço no tratamento de pacientes com infecção recorrente por C. difficile. O CDI recorrente afeta a qualidade de vida de um indivíduo e pode ser potencialmente fatal. Como o primeiro produto de microbiota fecal aprovado pela FDA, a ação de hoje representa um marco importante, pois fornece uma opção adicional aprovada para prevenir CDI recorrente”, disse o diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica da FDA, Peter Marks, em nota oficial.