EUA: Criança morre após contrair ‘ameba comedora de cérebro’ em fonte recreativa
Rara infecção é causada por ameba Naegleria fowleri, encontrada na água e capaz de destruir o tecido cerebral
Foto: Reprodução / Pinterest
Autoridades americanas confirmaram nesta segunda-feira (27), a morte de uma criança do Texas, nos Estados Unidos, após contrair uma rara ameba “comedora de cérebro” em uma fonte aquática recreativa do condado de Arlington.
Segundo um comunicado à imprensa do conjunto do Departamento de Saúde Pública do Condado de Tarrant e da cidade de Arlington, a criança foi hospitalizada em 5 de setembro com diagnóstico para meningoencefalite amebiana primária, uma infecção rara e frequentemente fatal causada por uma ameba chamada Naegleria fowleri.
Conforme o comunicado à imprensa, ela morreu em 11 de setembro. Para proteger a identidade, nenhum outro detalhe a mais foi divulgado.
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a naegleria fowleri é comumente encontrada no solo e em água doce quente, como lagos, rios e fontes termais. Também pode ser encontrado em piscinas mal conservadas ou sem cloro.
O organismo infecta as pessoas quando a água que contém a ameba entra no corpo pelo nariz, de acordo com o CDC. A ameba Naegleria fowleri então sobe pelo nariz até o cérebro, onde destrói o tecido cerebral.