• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Vídeo: Ortopedia é a 'maior dor' da fila de regulação do SUS, diz secretária: "responsabilidade não é só do Estado"

Vídeo: Ortopedia é a 'maior dor' da fila de regulação do SUS, diz secretária: "responsabilidade não é só do Estado"

Segundo Roberta Santana, Estado, União e município precisam 'caminhar juntos' para enfrentar o problema da saúde pública da ortopedia

Por Ane Catarine Lima, Inara Almeida
Ás

Atualizado
Vídeo: Ortopedia é a 'maior dor' da fila de regulação do SUS, diz secretária: "responsabilidade não é só do Estado"

Foto: Farol da Bahia

A secretária de saúde do governo da Bahia, Roberta Santana, apresentou dados presentes no panorama do Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, referente ao ano de 2024, e citou os avanços e demandas da fila de regulação do Sistema único de Saúde (SUS). A secretária reforçou que o diagnóstico da "redução da prevenção e da promoção da saúde no estado" é claro e que Estado, União e município precisam "caminhar juntos" para uma maior eficiência do SUS quanto ao problema de saúde pública da ortopedia.

Roberta chamou atenção para os pacientes de ortopedia, que, segundo ela, é a "maior dor da regulação", e destacou os acidentes de trânsito como um dos motivos da alta demanda na especialidade. "Estamos falando de 23 mil mortes na Bahia por acidente de trânsito em 10 anos, de 60% dos leitos de UTI do nosso estado ocupados por pacientes politraumatizados decorrente de acidentes", declara.

Ainda de acordo com a secretária, foram mais de 230 mil pessoas reguladas no ano passado. "Em 2023, tivemos durante 38 dias mais de mil pacientes na fila de regulação. Em 2024, fechamos com mais de 180 dias com mais de mil pacientes na regulação. São mais pessoas adoecidas. A ortopedia é a maior demanda da tela da regulação e ela permanece assim", disse a secretária.

As declaração da secretária de Saúde aconteceram durante a apresentação dos resultados alcançados pelo Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Veja declaração: 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário