• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • EUA passarão a enviar dois voos semanais com brasileiros deportados
Mundo

EUA passarão a enviar dois voos semanais com brasileiros deportados

Neste ano, 47.484 brasileiros foram detidos ao tentar entrar no país norte-americano

Por Da Redação
Ás

EUA passarão a enviar dois voos semanais com brasileiros deportados

Foto: Getty Images

Em outubro, dois voos semanais sairão dos Estados Unidos em direção ao Brasil com o objetivo de devolver brasileiros deportados pelas autoridades americanas depois de entrarem irregularmente em território americano. Segundo o jornal Folha de São Paulo, a Polícia Federal (PF) informou que os EUA pediram que a frequência de voos de deportados para o Brasil fosse triplicada. Atualmente, apenas um voo desembarca no País por semana com cidadãos devolvidos. 

O Itamaraty disse ao jornal O Globo que, atualmente, um aspecto levado às autoridades americanas é a preocupação com o tratamento dado a esses cidadãos. O uso de algemas nos voos é um exemplo de medida que deveria ser revista, segundo o Itamaraty. "O governo brasileiro acompanhará os desdobramentos, com vistas a assegurar que aos cidadãos brasileiros deportados seja estendido tratamento digno", destacou o Ministério das Relações Exteriores.

De acordo a pasta, o aumento da frequência de voos tem por objetivo reduzir o tempo de permanência de brasileiros nos centros de detenção dos EUA, especialmente em um momento de pandemia. Somente este ano, 47.484 brasileiros foram detidos tentando entrar nos EUA sem documentos, segundo o Departamento de Segurança Interna daquele país. Um aumento de 400% em relação ao ano passado, quando 9.147 foram presos. Em agosto, 9.231 foram flagrados, mais do que em todo o ano de 2020.

Além disso, ao menos 12 caminhões com imigrantes brasileiros dentro da carroceria foram interceptados desde 2018, de acordo com o jornal. O número pode ser ainda maior, uma vez que nem todos os relatórios do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteira (CBP, sigla em inglês) trazem as informações sobre a nacionalidade dos detidos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.