• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • EUA registrou mais de 100 mil mortes por overdose em 2021, aponta estatística
Mundo

EUA registrou mais de 100 mil mortes por overdose em 2021, aponta estatística

Covid-19 teria agravado uma crise de fentanil e o acesso a medicamentos falsificados

Por Da Redação
Ás

EUA registrou mais de 100 mil mortes por overdose em 2021, aponta estatística

Foto: Organização Mundial da Saúde - ONU News

Segundo dados divulgados pelo Centro Nacional de Estatísticas de Saúde dos Estados Unidos, nessa quarta-feira (11), mais de 100 mil pessoas morreram de overdose no país em 2021. 

Dentre as razões que impulsionaram o número de mortes por overdose é uma crise de fentanil que se agravou durante a pandemia da Covid-19. Além disso, o acesso a venda de medicamentos falsificados por meio da internet também é um dos motivos considerados.

Ao todo, os dados apontam que 107.622 pessoas foram vítimas da fatalidade. O número aponta um aumento de 15% em relação ao registrado em 2020, de 93.655 mortes.

Segundo especialistas, as pessoas com transtornos por uso de substâncias e dependentes químicas foram impactadas pela crise sanitária no dia a dia. 

O fentanil, um opioide sintético desenvolvido para tratar sintomas de dor crônica, teria sido responsável por 71.238 mortes. Seguido pelas metanfetaminas cristais (metanfetamina), a cocaína e os opioides naturais (como heroína e morfina).

Em 2020, os dados apontaram que cerca de 41,1 milhões de pessoas precisavam de tratamento por transtornos relacionados com o uso de substâncias, mas apenas 2,7 milhões (6,5%) receberam ajuda em um centro especializado.

Em abril deste ano, o presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou uma estratégia nacional de controle de drogas e de enfrentamento a crise por dependências não tratadas. Na ação, são disponibilizados medicamentos à base de naloxona, além de testes reagentes de drogas e programas de fornecimento de seringas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.