EUA vai conceder proteção temporária a venezuelanos
Medida vai beneficiar cerca de 320 mil pessoas

Foto: Reprodução/ Getty Images
Um funcionário do governo do presidente americano Joe Biden adiantaram que os Estados Unidos concederão proteção temporária aos venezuelanos que vivem no país, com o objetivo que impedir a deportação e dar permissão de trabalho.
Sob a condição do anonimato, o funcionário disse que a medida deve ser adotada devido às “circunstâncias temporárias extraordinárias” na Venezuela, que inclui "fome e desnutrição generalizada, aumento da presença e influência de grupos armados e uma infraestrutura em processamento"
Os venezuelanos nos EUA devem provar que residem no país para se qualificar a estar apto para receber o Status de Proteção Temporária (TPS), segundo as autoridades. Porém, a regra só será válida para aqueles que chegaram até esta terça-feira, 9 de março.
A decisão cumpre a promessa da campanha eleitoral de Biden em 2020 de dar refúgio aos venezuelanos que buscam nos EUA fugir do colapso econômico, crise humanitária e turbulência política sob o governo de Nicolás Maduro. A medida pode beneficiar cerca de 320 mil pessoas.