EUA X Venezuela: Maduro anuncia treinamento da população de comunidades por militares
A informação foi divulgada através cerimônia oficial transmitida pela TV estatal na quinta-feira (18)

Foto: Imagem Ilustrativa. Créditos: Heute
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na quinta-feira (18) durante cerimônia oficial transmitida pela TV estatal VTV que a população de comunidades receberá treino militar para usar armar de fogo. A decisão ocorre em meio a escalada de tensão entre o país e os EUA.
“No próximo sábado, 20 de setembro, os quartéis, as Forças Armadas Bolivarianas, irão ao povo, às comunidades, para revisar e ensinar a todos que se alistaram, vizinhos e vizinhas, sobre o que é o manejo de armas”, disse. Ele ainda destacou que é a primeira vez que isso ocorre no país.
Há duas semanas havia ocorrido a convocação de voluntário indicados pela milicia para treinamento nos quartéis. Já na quarta-feira (17), foi iniciado três dias de exercícios militares pelas Forças Armadas na ilha caribenha de La Ochila.
Os EUA e líderes de países europeus não reconhecem Maduro como presidente. O governo Trump, inclusive, acusa o chefe da Venezuela de ser membro de organização do narcotráfico e chegou a oferecer recompensa de US$ 50 milhões por sua captura.
Em agosto, Washington enviou navios militares para o Caribe e, desde o início de setembro, destruíram três embarcações venezuelanas acusadas de transportar drogas. Os ataques vitimaram 14 pessoas.
Maduro afirma que toda ação do país norte-americano é um “plano imperial”, motivado por interesses nas reservas de petróleo e gás do país.
“O que está por trás de tudo é um plano imperial para uma mudança de regime e imposição de um governo subjugado aos Estados Unidos, para que nos roube nosso petróleo, que é a maior reserva do mundo, e nosso gás, que é a quarta maior do mundo. Mas nada aconteceu ou acontecerá”, concluiu.