Eva Schloss, sobrevivente do Holocausto e meia-irmã de Anne Frank, morre aos 96 anos
De acordo com a fundação Anne Frank UK, Schloss morreu no último sábado (3), em Londres

Foto: Reprodução/YouTube
A sobrevivente do Holocausto, Eva Schloss, meia-irmã póstuma de Anne Frank, morreu no último sábado (3), em Londres, aos 96 anos. O anúncio foi feito por sua fundação em um comunicado.
Os familiares expressaram "grande tristeza" pela perda de Schloss, a quem classificaram como "mulher extraordinária, sobrevivente do campo de Auschwitz, educadora devotada sobre o Holocausto, incansável em seu trabalho pela memória, pela compreensão e pela paz”.
Sua família era judia e fugiu inicialmente para Bélgica e depois Amsterdã, nos Países Baixos, onde se instalou em frente à casa de Anne Frank, que se tornou mundialmente famosa após sua morte em razão de seu diário.
Pelo fato de terem a mesma idade, as duas sempre brincavam juntas. No entanto, a partir de 1942, as duas famílias precisaram se esconder para evitar a deportação. Eles foram detidos no dia em que ela completou 15 anos e enviados ao campo de extermínio de Auschwitz em maio de 1944.
Eva conseguiu manter contato com a mãe, mas foi separada do pai e do irmão. Eles foram mortos no cativeiro.
Em 1945, mesmo ano em que Anne Frank morreu no campo de concentração de Bergen-Belsen, Eva se estabeleceu em Londres para estudar e conheceu seu marido, Zvi Schloss.
Sua mãe retornou a Amsterdã e casou-se com o pai de Anne Frank, em 1953, quando ambos estava, viúvos.
Eva Schloss criou a fundação Anne Frank UK em 1990 para transmitir a memória do Holocausto aos jovens e combater os preconceitos.


