Evento discute necessidade de adotar ações para combater mudanças climáticas em Salvador
Iniciativa foca no conceito de Cidades-Esponja, que iniciou na China e passa a ser adotado no Brasil
Foto: Reprodução/EBC
A preparação para mudanças climáticas será o tema do evento "Cidades Esponja e Comunidades Cidadãs", promovido pela Associação de Mulheres do Mar (AMMAR), que ocorrerá na próxima quarta-feira (24), na Casa Encantos, em Salvador. O evento contará com a participação de diversos stakeholders para discutir como tornar a cidade mais resiliente e sustentável.
Especialistas como José Rodrigues, Fernanda Alencar, Tatiana Bichara, João Resch, Karla Andrade, Daniel Lyrio, Catarina Lorenzo e Genilson Brito abordarão a importância das cidades esponja e a participação comunitária na construção de cidades inclusivas. O evento, que é gratuito e solicita a doação de alimentos não perecíveis, incluirá paineis sobre cidades esponja e a preparação de cidades litorâneas.
Enchentes
As tempestades e enchentes no Rio Grande do Sul alertam para a necessidade de ações climáticas eficazes. A proteção das margens dos rios, conforme o Código Florestal Brasileiro, é vital para mitigar enchentes e preservar serviços ecossistêmicos.
Diante das constantes mudanças provocadas pela crise climática, áreas esponjas são essenciais para o escoamento de chuvas, recarga de lençois freáticos e regulação do ciclo da água. O conceito de Cidades-Esponja, iniciado na China, está sendo adotado no Brasil para enfrentar eventos climáticos extremos.