• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Evento discute necessidade de adotar ações para combater mudanças climáticas em Salvador
Salvador

Evento discute necessidade de adotar ações para combater mudanças climáticas em Salvador

Iniciativa foca no conceito de Cidades-Esponja, que iniciou na China e passa a ser adotado no Brasil

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Evento discute necessidade de adotar ações para combater mudanças climáticas em Salvador

Foto: Reprodução/EBC

A preparação para mudanças climáticas será o tema do evento "Cidades Esponja e Comunidades Cidadãs", promovido pela Associação de Mulheres do Mar (AMMAR), que ocorrerá na próxima quarta-feira (24), na Casa Encantos, em Salvador. O evento contará com a participação de diversos stakeholders para discutir como tornar a cidade mais resiliente e sustentável.

Especialistas como José Rodrigues, Fernanda Alencar, Tatiana Bichara, João Resch, Karla Andrade, Daniel Lyrio, Catarina Lorenzo e Genilson Brito abordarão a importância das cidades esponja e a participação comunitária na construção de cidades inclusivas. O evento, que é gratuito e solicita a doação de alimentos não perecíveis, incluirá paineis sobre cidades esponja e a preparação de cidades litorâneas.

Enchentes

As tempestades e enchentes no Rio Grande do Sul alertam para a necessidade de ações climáticas eficazes. A proteção das margens dos rios, conforme o Código Florestal Brasileiro, é vital para mitigar enchentes e preservar serviços ecossistêmicos. 

Diante das constantes mudanças provocadas pela crise climática, áreas esponjas são essenciais para o escoamento de chuvas, recarga de lençois freáticos e regulação do ciclo da água.  O conceito de Cidades-Esponja, iniciado na China, está sendo adotado no Brasil para enfrentar eventos climáticos extremos. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário