• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Projeto Horizontes do Cuidado debaterá políticas sobre drogas em encontro nesta terça (23)
Salvador

Projeto Horizontes do Cuidado debaterá políticas sobre drogas em encontro nesta terça (23)

Evento reunirá profissionais da área de saúde e assistência social na Biblioteca Central do Estado da Bahia

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Projeto Horizontes do Cuidado debaterá políticas sobre drogas em encontro nesta terça (23)

Foto: Agência Brasil

Agenda de cuidado, redução de danos e antiproibicionismo do uso de drogas serão pautas do projeto “Horizontes de cuidado: tecendo alianças em rede para o fortalecimento de ações pautadas na Redução de Danos e Cuidado em Liberdade em usos de drogas". O lançamento do evento,  executado pela Plataforma Brasileira de Política sobre Drogas (PBPD) e pela Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos (Reduc), aconteceu na última sexta ,19, no auditório da UESC em parceria com o PET saúde e equidade; nesta terça-feira, 23 ocorre na capital baiana e no próximos dias 07 e 20 de agosto, em Feira de Santana e Vitória da Conquista, respectivamente. 

Um dos objetivos do evento é promover a articulação política local, o fortalecimento em rede e o compartilhamento de saberes de modo que profissionais da área da saúde e cuidado, convidados e sociedade civil possam dialogar e refletir sobre práticas de cuidado com pessoas que usam drogas na Rede de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (Raps AD). 

Também será divulgado o lançamento de um curso de Formação Horizontes do cuidado voltado para trabalhadores daRaps AD, a ser desenvolvido pelo projeto Horizontes de Cuidado nos próximos meses.  Em paralelo, em um espaço especial para tratar de cuidados terapêuticos, serão oferecidos aos participantes Escalda pés, Massagem, Heiki e Aromaterapia pelo coletivo Ayomide Yalodê. e massagens 

Diferentes níveis da gestão estarão representados, como secretarias municipais e estaduais de Saúde, Superintendência de Políticas Sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (Suprad), Diretoria de Políticas sobre Drogas (DPSD), Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), além de um representante do Contrato de Organizativo da Ação Pública da Saúde (Coaps), acordo firmado entre três entes federativos para a garantia da atenção integral à saúde da população do território. 

Confira a programação: 

Abertura- 8h

Comitê de boas vindas - Luana Malheiro, Fernandez Rafael, Mariana Feregueti. 

Tema: Raps AD e cuidado às pessoas que consomem drogas em Salvador
Roda de conversa - O que temos? A Raps AD, hoje - 9h

Participantes: Larissa Lima , Gesse Oliveira e Jamile Soares.
Mediação: Elizabete Dantas.

Representantes da gestão - Superintendência de Políticas Sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (Suprad), Diretoria de Políticas sobre Drogas (DPSD), Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), além de um representante do Contrato de Organizativo da Ação Pública da Saúde (Coaps), acordo firmado entre três entes federativos para a garantia da atenção integral à saúde da população do território. 

Pausa para o almoço - 12h

Tema: Análise das políticas de drogas Raps AD no Brasil
Roda de conversa - O que queremos? Horizontes do cuidado - 14h 

Participantes: Michel de Castro Marques, Nathalia Oliveira, Daniele Ribeiro Alves e Dudu Ribeiro. 
Mediação: Deborah Santos. 

Leitura de perguntas e comentários anônimos
Discussão sobre a situação da Raps AD Salvador e projeto Horizontes do Cuidado.
Mediação em convite para OSID - Obras Assistenciais Irmã Dulce 

Encerramento - Boteco Brasileiro de Política de Drogas - 20h

Atração musical: Ilá do Samba 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário