• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Eventos em Brasília marcam 1 ano dos atos de 8 de janeiro; veja a programação

Eventos em Brasília marcam 1 ano dos atos de 8 de janeiro; veja a programação

Solenidades reúnem ministros, governadores e prefeitos; confira todos os detalhes

Por Da Redação
Ás

Eventos em Brasília marcam 1 ano dos atos de 8 de janeiro; veja a programação

Foto: EBC

O Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) realizam, nesta segunda-feira (8), diversos eventos que marcam o aniversário de um ano dos atos ocorridos na praça dos Três Poderes, em 8 de janeiro do ano passado.

As solenidades, que ocorrem no Congresso e na sede do Supremo, serão dedicadas a celebrar a democracia e rememorar as reações das instituições da República às invasões.

O ato, batizado de "Democracia Inabalada", vai reunir cerca de 500 pessoas, entre eles representantes do governo federal. Até o momento, 34 ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmaram presença. Dos 27 governadores, mais de dez devem participar.

Para a realização das solenidades, a segurança no entorno das sedes dos Três Poderes será reforçada, e o acesso sofrerá bloqueios em diversos pontos do Distrito Federal. Atuam em conjunto efetivos das forças de segurança locais do Distrito Federal, das polícias do Congresso e do Supremo, além das polícias Federal e Rodoviária Federal.

Programação

O primeiro ato acontece no STF, com um cerimonial às 14h liderado pelo presidente da Corte, o ministro Luís Roberto Barroso. Uma mostra no supremo também traz peças danificadas e fragmentos das depredações no 8 de janeiro de 2023, além de imagens de resistência do STF perante o ato.

Outro evento acontece às 15h no Salão Negro do Congresso Nacional. Por lá, estarão presentes autoridades, como governadores, prefeitos, juristas, parlamentares e ministros.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário