Evo Morales é oficialmente reeleito presidente da Bolívia
Vitória é confirmada pelo Tribunal Eleitoral do país
Foto: Agência Brasil
Na tarde desta quinta-feira (24) o Tribunal Supremo Electoral (TSE) da Bolívia decretou oficialmente a reeleição de Evo Morales em primeiro turno. Segundo a página eletrônica do TSE, dos 99,83% dos votos apurados, o presidente boliviano obteve 47% dos votos bolivianos contra 26% do seu opositor Carlos Mesa.
Segundo a constituição do país, depois que um candidato passa do valor de 40%, ele deve apresentar um valor de dez pontos ou mais para que não haja um segundo turno. Sendo assim, Morales supera seu rival por um total de aproximadamente 10,55%.
Desde que os primeiros resultados da eleição haviam sido divulgados no domingo (20), no site oficial do TSE, uma rodada de contestações começou a surgir na semana final da apuração.
Na segunda-feira (21), quando a contagem provisória foi suspensa por várias horas, o processo eleitoral recebeu várias alegações de fraude da oposição e de vários países e organizações internacionais.
A afirmação de Evo Morales como vencedor antes da informação oficial, causou ainda mais controvérsias na credibilidade da eleição no país.