Ex-diretor administrativo foragido da Operação Overclean se entrega à PF
Ítallo é acusado de envolvimento com um esquema de fraudes em contratos público e desvios de recursos

Foto: Reprodução
Depois de permanecer foragido desde dezembro de 2024, Ítalo Moreira de Almeidas, ex-diretor administrativo da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, apresentou-se de forma espontânea para Superintendência Regional da Polícia Federal no Tocantins, na última segunda-feira (17).
Ítallo é acusado de envolvimento com um esquema de fraudes em contratos público e desvios de recursos, investigado pela Operação Overclean.
O ex-diretor administrativo ocupou cargos comissionados na Secretaria de Educação do Tocantins antes de assumir a diretoria administrativa da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.
De acordo com as investigações, Ítallo teria usado da posição que ocupava para beneficiar empresas ligadas a Alex Parente, recebendo em troca algumas vantagens ilícitas que juntas somariam ao menos R$ 172,590,00, transferindo para contas indicadas por ele.
Mensagens obtidas pela Polícia Federal revelam que o ex-diretor repassava informações bancárias para o recebimento de quantias, e logo em seguida, apagava as conversas para dificultar o rastreamento das transações.
Depois de que foi deflagrada a operação, um mandado de prisão preventiva foi expedido contra Ítallo, que não foi localizado e seguiu foragido até a apresentação na última segunda-feira (17)
Relembre a operação
A operação deflagrada no dia 10 de dezembro de 2024, a Operação Overclean visa desarticular uma organização criminosa responsável por fraudar licitações e também superfaturar contratos públicos, que teriam movimentado cerca de R$ 1,4 bilhão.
O esquema era operado através de emendas parlamentares que foram destinadas a obras públicas e prestação de serviços. Dentre os alvos, estão os empresários Alex Rezende Parente e Fábio Rezende Parente, além de José Marcos Moura, que ficou conhecido como "Rei do Lixo".