Tecnologia

Ex-engenheiro da Embraer, brasileiro está construindo 'carro voador' no quintal de casa

Marcelo Lavrador mora nos EUA e tem 56 anos

Por Da Redação
Ás

Ex-engenheiro da Embraer, brasileiro está construindo 'carro voador' no quintal de casa

Foto: Arquivo Pessoal

Um brasileiro que mora nos Estados Unidos está construindo seu próprio "carro voador" no quintal de casa. A iniciativa ocorre enquanto grandes empresas anunciam projetos de eVTOLs (sigla em inglês para "veículo elétrico de pouso e decolagem vertical").

O engenheiro Marcelo Lavrador, de 56 anos, é o principal responsável pelo projeto. A proposta, segundo ele, não é criar um meio de transporte para deslocamentos pela cidade, como o eVTOL planejado pela Embraer, empresa com a qual já trabalhou.

Lavrador batizou o projeto de Human Drone Project e disse que o objetivo é  oferecer um veículo com lugar para uma pessoa, que tenha fins recreativos e faça voos de aproximadamente 15 minutos. A iniciativa começou como um passatempo em 2019, quando Marcelo trabalhava em um centro de engenharia da Embraer em Melbourne, nos Estados Unidos, voltado para aviões executivos.

Os testes acontecem no quintal de sua casa na cidade de Indian Harbour Beach, na Flórida, e em um campo aberto na região. O engenheiro passou a desenvolver o seu próprio eVTOL com a ajuda do colega americano Álvaro Calvo, que também trabalhava na empresa de aviação.

De acordo com o portal G1, o brasileiro explicou que os dois não tiveram ligação com o projeto do eVTOL da Embraer. Nos últimos anos, eles estão registrando em um site os avanços que conseguiram na criação do eVTOL.

Conforme contou o engenheiro, os primeiros voos do "drone humano" foram não tripulados e chegaram a contar até com um boneco que simulava uma pessoa. Os testes tripulados começaram em junho de 2021, na terceira versão de testes do veículo.

Marcelo Lavrador já voou seis vezes em seu eVTOL. "Estou em uma fase de pesquisa e desenvolvimento que, por sinal, é o que eu sei. Ainda preciso garantir que essa aeronave será extremamente segura", afirmou o engenheiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário