Ex-prefeito de Itapetinga, Michel Hagge, morre aos 97 anos
Político estava internado no hospital Samur em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano

Foto: Ascom/ Prefeitura de Itapetinga
O político baiano e ex-prefeito de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, Michel Hagge, morreu nesta quarta-feira (1º), aos 97 anos, em Vitória da Conquista. Ele estava internado no Hospital Semur desde o último dia 21, após não se sentir bem.
Michel é considerado uma liderança política importante para a cidade de Itapetinga, onde foi prefeito por três mandatos (1983-1988, 1993-1996 e 2005-2008). Ele também foi deputado estadual e vice-líder do Bloco da Minoria em 2001, 3º secretário da Mesa Diretora entre 2003 e 2005, além de ter sido membro de diversas comissões temáticas. A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, decretou luto oficial no Parlamento baiano, em homenagem ao político.
Além de dois mandatos como deputado estadual, ele inspirou a participação de familiares na política: seu neto, Rodrigo Hagge, governou o município entre 2017 e 2024, e seu filho, Eduardo Hagge, é o atual prefeito da cidade.
Em nota, a gestão municipal lamentou o falecimento do político: "Ao se despedir da vida terrena, Michel deixa de legado uma cidade inteira e uma história de liderança, hombridade e generosidade. Nosso muito obrigado por tudo! Siga em paz!", diz o texto.
A União dos Municípios da Bahia (UPB) também lamentou a morte: "O presidente da UPB, Wilson Cardoso, se solidariza com familiares, amigos e com toda a população de Itapetinga neste momento de dor, desejando conforto e serenidade a todos.
O velório de Michel Hagge está previsto para começar às 18h desta quarta-feira e o sepultamento acontece amanhã às 11h no Cemitério do Centro em Itapetinga.