Política

Ex-presidente da Funai diz que Maduro autorizou garimpo em região de yanomamis

Segundo Marcelo Xavier, aliado de Lula deu aval para extração de minérios

Por Da Redação
Ás

Ex-presidente da Funai diz que Maduro autorizou garimpo em região de yanomamis

Foto: Marcello Casal JR/Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil

O ex-presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) Marcelo Xavier afirmou na última segunda-feira (30), em entrevista à revista Oeste Sem Filtro, que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, forte aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), autorizou o garimpo ilegal na região onde estão os indígenas yanomamis desnutridos, na fronteira entre Brasil e Venezuela.

Segundo Xavier, houve autorização de extração de minérios pelo governo do ditador. O ex-presidente da Funai disse ainda que os yanomamis são povos seminômades e que o fluxo migratório de indígenas para o Brasil tem acontecido por causa da crise famélica pela qual passa a Venezuela. Ele também defendeu a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar supostas irregularidades na atuação de organizações não governamentais na Região Amazônica.

Xavier, no entanto, não pôde dizer qual a origem dos indígenas desnutridos em Roraima. Ao responder sobre a declaração do deputado venezuelano Romel Guzamana, de que aqueles yanomamis são venezuelanos, o ex-presidente da Funai disse que é difícil saber a nacionalidade deles e explicou que são povos isolados, de recente contato, que não têm certidão de nascimento para comprovar a nacionalidade.

“São indígenas isolados, de recente contato, que não têm certidão de nascimento. Não têm o Rani (Registro Administrativo de Nascimento de Indígena). É muito difícil dizer de onde vêm e para onde vão”, explicou. Porém, voltou a destacar que são povos cuja cultura leva à migração e que as condições de penúria no país vizinho, somadas ao garimpo, fizeram com que muitos viessem ao Brasil. 


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário