Ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia, Kardé Mourão morre aos 65 anos
Jornalista travava luta contra o câncer

Foto: Reprodução
A jornalista Kardelícia Mourão Lopes, conhecida como Kardé Mourão, morreu no sábado (29), aos 65 anos, em Salvador, após meses de luta contra um câncer.
Kardé era ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), e ocupava o cargo de secretária-geral da entidade. Ela também atuou como diretora da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).
Durante o tratamento da doença, a jornalista precisou tirar parte do intestino, bexiga e o útero e acabou não resistindo às complicações. O corpo de Kardé será cremado às 16h, no Cemitério Jardim da Saudade. O velório começa às 14h.
O falecimento de Kardé foi lamentado por nomes como a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), a deputada federal Lídice da Mata, além do presidente do Sinjorba, Moacy Neves, disse que a morte de Kardé será difícil de ser superada.
“Tenho nessa companheira e líder uma referência que jamais será substituída; foi ela quem me apresentou os caminhos da luta dos jornalistas, me incentivou, orientou e apoiou para continuar firme no fortalecimento do Sindicato e de nossa categoria”, disse Moacy.
Kardé se formou em jornalismo pela então Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, da Universidade Federal da Bahia, em 1981, e trabalhou na TV Aratu, foi assessora de imprensa da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (CTB), APLB-Sindicato, do Sindicato dos Bancários e Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia (Sinposba).